"...minha contribuição foi encontrar uma explicação a qual, por trás da mão que segura o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa!"
Emília Ferreiro

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


[Digitalizar0012.jpg]

[Digitalizar0011.jpg]

[vinda.jpg]

[RECADOS_(1).jpg]













[ETIQUETA_REQU_MAT_PRO_KRIS.jpg]
[ETIQ_ESTUDAR_PROKRIS.jpg]

[DIAGNOSTICO_PRO_KRIS1.jpg]

[AVAL_ATIT_SEMANA_PRO_KRIS.jpg]

[AVAL_ALUNO_PRO_KRIS.jpg]


[ATgAAAAnLs-oMu_RqhyOmYYO6tVeDnaB9lmmVxGW6SwBElLtKxIAFmNOMawqYJ9FK4D0p1WUQjSuYETi8UCQ1X9vbFGsAJtU9VA24IhXk11V39yuc8p6zTh9qN_hFA.jpg]













Dicas de Içami Tiba

DICAS DE IÇAMI TIBA!!


http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/comportamento/icami.tiba.jpg


1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, TV, etc... 

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas. 

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É À HORA de se comer e o que comer. 

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender. 

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0. 

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente. 

11. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo.

12. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo. 

13. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação.

14. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não devem interferir na educação do neto.

15. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

16. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

17. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

18. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'.

19. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo. 

20. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

21. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, (em Curitiba, 23/07/08).
Içami Tiba, nascido em Tapiraí, é um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre educação familiar e escolar e palestrante brasileiro.

http://matecarneiro.blogspot.com/

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A arca de Noé

PROJETO ARCA DE NOÉ




Poemas e músicas: A ARCA DE VINÍCIUS DE MORAES


Justificativa:

Esse projeto pretende possibilitar às crianças situações ricas de encontros com poemas
            A poesia é um gênero especialmente adequado para desenvolver a criatividade infantil por seu caráter breve e pela beleza de determinadas associações verbais que as crianças elaboram com facilidade. Na linguagem poética, encontramos muitas metáforas e simbolismo; nela é possível construir recursos lingüísticos que não são próprios da linguagem oral nem de outras. Além do que, a escuta e a apreciação de poemas entre os pequenos permite que eles se aproximem de uma linguagem literária de qualidade, já que repleta de significado.


OBJETIVOS

O projeto Arca de Noé terá por objetivos:

- Desenvolver a oralidade através das músicas e poemas;
- Desenvolver o hábito pela leitura;
- Relatar experiências diárias adotando vocabulário pertinente à faixa etária;
- Ampliar vocabulário;
- Utilizar-se do corpo para expressar diferentes formas de linguagens;
- Contar fatos ou histórias que tenham começo, meio e fim;
- Realizar colagens simples;
- Identificar e nomear posições espaciais;
- Confeccionar dobraduras;
- Reconhecer a importância dos animais e seu papel na natureza;
- Conhecer os elementos da natureza;
- Expressar-se por meio de desenhos e outras atividades artísticas;
- Compreender a música e poesia como forma de linguagem, percebendo a utilização das 
rimas como importante recurso para a oralidade  (conscientização fonológica).

METODOLOGIA E PROPOSTAS DE TRABALHO:


Através de uma história explicaremos para as crianças o que foi a arca de Noé, sem entrarmos na questão religiosa, e mostraremos o livro com os poemas e o Cd, contendo as músicas sobre os animais. Também é necessário falarmos sobre o autor Vinícius de Moraes. 
Serão escolhidos os poemas e músicas que tratam dos animais que as
crianças possuem ou que mais estimam, e outros que contemplem a diversidade da classificação  dos animais ( mamíferos, insetos, aves e peixes).
Procuraremos explorar as características dos animais, suas funções e sua importância na natureza.
Apresentaremos um sarau, onde teremos os poemas e músicas escritas e declamadas e, em seguida, um trabalho artístico feito pela criança, onde ela expressará sua visão e entendimento do que foi trabalhado. Também serão feitos cartazes, sucatas, etc.
Ao estudarmos os animais procuraremos montar histórias, escrever textos em cartazes e explorar as músicas.  



CONTEÚDOS:

- Animais: classificação, características;
- Músicas e poemas de Vinícius de Moraes de sua obra “Arca de Noé”.
ATIVIDADES:
- Artes: A cachorrinha: dobradura
     O gato: desenho com colagem de algodão e lã
      Leão: Desenho com colagens das partes do animal
      Pato: Desenho com indício e guache
      A corujinha: sucata e desenho com indício
      Pingüim: desenho com anilina
      Borboletas: desenho com giz molhado
      Abelhas: desenho com cola colorida
      Formiga: desenho com dobradura e colagem de arroz
      Girassol: desenho com colagem de semente de girassol
      Casa: desenho com colagem de palito de sorvete e pintura a dedo
- Confecção de jogos: quebra-cabeça, memória.
- Lição de casa ou pesquisa: sobre animais de estimação ou que mais gostam, recorte e colagem de figuras de animais, pesquisar se os pais se lembram de alguma música do disco “Arca de Noé”, etc.
- Passeio: parque ecológico e/ou...

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita mediante acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos com as crianças.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

VAMOS LER O POEMA:

                               a ARCA DE NOÉ 

     A arca desconjuntada
Parece que vai ruir
Aos pulos a bicharada
Toda querendo sair

Afinal, e não sem custo
Em longa fila, aos casais
Uns com raiva, outros com susto
Vão saindo os animais

Conduzidos por Noé
Ei-los em terra benquista
     Que passam, passam até
     Onde a vista não avista...





Vinícius de Moraes



·         PINTE AS PALAVRAS QUE RIMAM:
·         QUANTAS ESTROFES TEM O POEMA? .....................
·         QUANTOS VERSOS TEM CADA ESTROFE? ......................
·         QUAM É O AUTOR DO POEMA?......................................................................








Fantoche da Dona aranha

Bichinhos de CD









Diálogo

Sequência de fatos