"...minha contribuição foi encontrar uma explicação a qual, por trás da mão que segura o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa!"
Emília Ferreiro

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Avaliação Descritiva

2ª Avaliação Descritiva
SÓCIO AFETIVO

 Ao contemplar o processo educativo vivido pelo aluno, pude observar que ................ manteve um bom relacionamento com a professora e os colegas.
 Participa demonstrando interesse nos trabalhos individuais e coletivos.
 O aluno colabora nas regras de convívio social auxiliando os colegas quando necessário;
 Demonstra compreender a importância do respeito e solidariedade do grupo;
 Apresentou uma grande quantidades de faltas no bimestre.
 Demonstra iniciativa, autocrítica e capacidade para iniciar e manter contatos, participando do grupo e conseguindo ajustar-se a situação de conflito;
 È uma aluna independente, raramente pede auxilio para concluir suas atividades, sendo cuidadosa com seu material, muito caprichosa com seu caderno e material.
 È uma aluna assídua e participativa.
 ................... continuou interagindo muito no grupo mostrando-se mais interessado e participativo nas realizações das atividades.
 Possui consciência dos valores que estão presentes na sociedade, porem necessita de ajuda para desenvolver hábitos e atitudes. 
 Sua tarefa geralmente fica incompleta.

PORTUGUÊS
 Expressa-se com clareza e constrói argumentação .adquiriu autonomia nas atividades de interpretação de textos, respondendo as perguntas com coerência .
 Produz textos contendo poucos erros ortográficos e identifica a idéia principal de um texto informativo. Tenta ler sem soletrar.

 Reconhece a função social da língua escrita .Reconhece grande parte das letras do alfabeto e para maioria já atribui valor sonoro ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não escreve de forma que se possa ler.

 Realiza melhor sua atividade em grupo pois necessita de ajuda para realizar suas tarefas. Suas ilustrações são ricas em detalhes.
 Consegue copiar do quadro e realizar suas atividades sem auxilio.Arrisca a escrita individual, mas ainda atribui valor de silabas a uma só letra.
 Consegue recontar as historias e criar outro final.
 Possui grande interesse pelo mundo que a cerca.
 Discrimina sons em palavras, identificando sons iniciais e finais.
 Aprendeu a contar historias conseguindo prever resultados e refazer o final da historia. Já realiza a leitura de textos com maior desenvoltura, percebendo a pronuncia das palavras, o ritmo e entonação.
 Atribui sentido ao que escreve ,ainda que não utilize a escrita convencional.
 Encontra-se no inicio da fase silábica. Na leitura individual prefere livros de aventuras.
 Lê e escreve com letras legível sua grafia é quase ortográfica , reconhece todos os fonemas mas às vezes confunde-se ao escrever o que é normal neste processo .
 Necessita de um tempo maior para copiar do quadro e realizar suas tarefas.
 Reconhece o próprio erro quando questionado, conseguindo escrever sozinha com poucos erros ortográficos, produz textos com coerência
 Observa e descreve situações, lê e escreve com letra legível,sua grafia é quase ortográfica e suas produções textuais apresentam maior clareza de idéias e criatividade.
 Encontra-se na fase ortográfica, produz escrita alfabética compreensível mesmo contendo erros ortográficos.
 Tem leitura fluente com compreensão.
 Faz perfeitamente a relação fonema/grafema.Observa a escrita do adulto.
 Produz textos com coerência, reconhecendo seus próprios erros quando questionada.
 Em ralação a leitura e escrita, conseguiu avançar já compreendendo a função social de vários tipos de textos, tais como bilhetes,convites,receitas e historias, contudo sua produção demonstra ainda precisar aprimorar sua leitura e escrita.
 Expõe suas idéias de forma clara e percebe as diferenças entre texto escrito e outras formas de registros.Já realiza a leitura de textos com maior desenvoltura, percebendo a pronuncia das palavras, o ritmo e a entonação.Suas produções textuais apresentam maior clareza de idéias e criatividade.
 Ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não escreve de forma que se possa ler.
 Ainda apresenta dificuldades para reconhecer, ler e escrever palavras necessitando de ajuda para construir.
 A aluna nomeia todas as letras do alfabeto, contudo na escrita ainda não estabelece relação entre letra-fonema.
 O aluno nomeia todas as letras do alfabeto, na escrita utiliza uma letra para cada silaba oral, atribuindo valor sonoro.
 O aluno nomeia todas as letras do alfabeto,apresenta escrita alfabética,lê algumas frases ainda que envolva dígrafos e encontro consonantais. 
 A aluna nomeia todas as letras do alfabeto, na escrita utiliza uma ou mais letras para cada silaba oral, atribuindo valor sonoro.
 Sua leitura e escrita evoluíram significativamente e já questiona aspectos ortográficos da língua.
 Suas produções textuais ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita, apresentando duvidas quanto a ortografia e a ortografia e a troca de fonemas. Lê com dificuldades buscando decodificar as palavras e frases.
 Lê palavras simples com bastante dificuldade, pois ainda confunde letras e ainda tem dificuldades em relação a grafemos e fonema.reconhece grande parte das letras do alfabeto e para maioria já atribui valor sonoro. 
 Ainda continua no processo da construção da escrita, porem já iniciou o processo,arrisca a escrita individual, mas ainda atribui valor de silaba a uma só letra, ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não a escreve de forma que se possa ler.
 Apresentou desenvolvimento significativo em relação ao período anterior. Sua leitura tornou-se mais fluente e clara, porem seus registros ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita.
 Sua leitura tornou-se mais fluente e clara, porem seus registros ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita.
 Ainda apresenta dificuldade para reconhecer, ler e escrever palavras, necessitando de ajuda para construí-las.


MATEMÁTICA

 Realiza cálculos de adição e subtração sem auxilio do professor solucionando problemas do cotidiano e busca resolve-los.

 Realiza cálculos de adição , subtração e multiplicação , sem o auxilio do professor.
 Classifica, seria e ordena objetos, compreende o sistema de numeração decimal e resolve situações problemas envolvendo adição e subtração simples.
 Compreende os enunciados dos problemas e busca resolve-los.
 Efetuou cálculos de adição e multiplicação com reservas de forma independente já aplicando o algoritmo para efetua-los. Compreende os enunciados dos problemas e busca resolve-los.

 Em matemática avançou significativamente, efetuando cálculos de multiplicação com reservas e adições simples compreendendo conceitos de algoritmos , empregando na resolução de problemas. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomia.

 Em matemática consegue realizar cálculos simples de adição e subtração.Conseguindo estabelecer relações e representando os numerais e suas quantidades.


 Utiliza adequadamente os símbolos de linguagem matemática, sendo capaz de realizar adições e subtrações com reservas e recursos. Identificou varias formas geométricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomia
 Em matemática, realizou cálculos de adição e subtração. Ordenou, seriou e comparou os números, empregando com adequação os símbolos matemáticos apresentados. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomia. Identificou varias formas geométricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano.


CIÊNCIAS

 Reconhece diferentes partes de um vegetal e seu ciclo de vida.
 Realizou pesquisas onde nomeou e classificou os vegetais. Aprendeu que existem ervas medicinais que auxiliam no tratamento de doenças e que beneficiam o homem. 

 Percebeu como as plantas podem beneficiar na saúde dos seres humanos, através de chá.
 Aprendeu que existem ervas medicinais que auxiliam no tratamento de doenças e que beneficiam o homem 
SOCIAIS
 Reconhece diferentes elementos que fazem parte da cultura popular.
 Identifica o bairro como parte de um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário