"...minha contribuição foi encontrar uma explicação a qual, por trás da mão que segura o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa!"
Emília Ferreiro

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Projeto Chapeuzinho vermelho

PROJETO: CHAPEUZINHO VERMELHO
JUSTIFICATIVA

O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.

Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.



OBJETIVOS:

• Recuperar as histórias da primeira infância;

• Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;

• Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;

• Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;

• Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;

• Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);

• Explorar a linguagem oral e escrita.



MATERIAL

Fita de vídeo: Chapeuzinho Vermelho;

Televisão e vídeo;

CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;

Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).



DESENVOLVIMENTO

1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.

2) Ler a história toda e mostrar as figuras;

3) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis;

4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);

5)Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação (Chapeuzinho Amarelo, Chapeuzinho azul, Chapeuzinho vermelho de raiva, Chapeuzinho moderno etc)

6) Dramatização;

7) Atividades orais e/ou escritas tais como:

• Escrita de palavras com letras móveis

• Caça-personagens

• Cruzadinha

• Receita

• Seqüência com tarjas (música)

• Reescrita coletiva do texto

• Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.

• Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)
 
Sugestões de atividades do projeto:





·        PINTE O INICIO DO CONTO:



CRUZADINHA

a) CHAPEUZINHO FOI LEVAR DOCES PARA A ...................................
b) CHAPEUZINHO VERMELHO FOI PELO CAMINHO DO BOSQUE PARA PEGAR.................................
c) CHAPEUZINHO VERMELHO ENCONTROU NO BOSQUE O ......................
d) QUEM MATOU O LOBO MAU FOI ..................................................




FALANDO SOBRE O CONTO:


QUAL DESSES ELEMENTOS NÃO FAZ PARTE DA HISTÓRIA?

OBSERVE AS FIGURAS E NUMERE DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA CORRETA DOS FATOS: CONTE DO SEU JEITO A HISTÓRIA PARA UM COLEGA.

CANTANDO E APRENDENDO


Ø PINTE AS PALAVRAS QUE RIMAM:
Ø QUANTAS ESTROFES TEM A MÚSICA? ..............................
Ø QUANTOS VERSOS TEM CADA ESTROFE? ........................

INTERPRETANDO A CANÇÃO

1. Quem vai sozinha pela floresta?
.....................................................................................
2. Aonde ela está indo?
.....................................................................................
3. Como é o caminho que ela vai seguir?
.....................................................................................
4. Quem ela pode encontrar no caminho?
.....................................................................................
5. Com quem ela estar à tardezinha?
....................................................................................


OBSERVE A REPORTAGEM DO JORNALZINHO E RESPONDA:



Ø  ESSE TEXTO FALA SOBRE:
(   ) A MORTE DO LOBO MAU.
(   ) O JULGAMENTO DO LOBO MAU.
(   ) O ANIVERSÁRIO DO LOBO MAU.

Ø  ESSE TEXTO É:
(  ) UMA HISTÓRIA                         (  )  UMA MÚSICA
(  ) UMA NOTÍCIA

PRODUÇÃO DE DIÁLOGO




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário