"...minha contribuição foi encontrar uma explicação a qual, por trás da mão que segura o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa!"
Emília Ferreiro

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A arca de Noé

PROJETO ARCA DE NOÉ




Poemas e músicas: A ARCA DE VINÍCIUS DE MORAES


Justificativa:

Esse projeto pretende possibilitar às crianças situações ricas de encontros com poemas
            A poesia é um gênero especialmente adequado para desenvolver a criatividade infantil por seu caráter breve e pela beleza de determinadas associações verbais que as crianças elaboram com facilidade. Na linguagem poética, encontramos muitas metáforas e simbolismo; nela é possível construir recursos lingüísticos que não são próprios da linguagem oral nem de outras. Além do que, a escuta e a apreciação de poemas entre os pequenos permite que eles se aproximem de uma linguagem literária de qualidade, já que repleta de significado.


OBJETIVOS

O projeto Arca de Noé terá por objetivos:

- Desenvolver a oralidade através das músicas e poemas;
- Desenvolver o hábito pela leitura;
- Relatar experiências diárias adotando vocabulário pertinente à faixa etária;
- Ampliar vocabulário;
- Utilizar-se do corpo para expressar diferentes formas de linguagens;
- Contar fatos ou histórias que tenham começo, meio e fim;
- Realizar colagens simples;
- Identificar e nomear posições espaciais;
- Confeccionar dobraduras;
- Reconhecer a importância dos animais e seu papel na natureza;
- Conhecer os elementos da natureza;
- Expressar-se por meio de desenhos e outras atividades artísticas;
- Compreender a música e poesia como forma de linguagem, percebendo a utilização das 
rimas como importante recurso para a oralidade  (conscientização fonológica).

METODOLOGIA E PROPOSTAS DE TRABALHO:


Através de uma história explicaremos para as crianças o que foi a arca de Noé, sem entrarmos na questão religiosa, e mostraremos o livro com os poemas e o Cd, contendo as músicas sobre os animais. Também é necessário falarmos sobre o autor Vinícius de Moraes. 
Serão escolhidos os poemas e músicas que tratam dos animais que as
crianças possuem ou que mais estimam, e outros que contemplem a diversidade da classificação  dos animais ( mamíferos, insetos, aves e peixes).
Procuraremos explorar as características dos animais, suas funções e sua importância na natureza.
Apresentaremos um sarau, onde teremos os poemas e músicas escritas e declamadas e, em seguida, um trabalho artístico feito pela criança, onde ela expressará sua visão e entendimento do que foi trabalhado. Também serão feitos cartazes, sucatas, etc.
Ao estudarmos os animais procuraremos montar histórias, escrever textos em cartazes e explorar as músicas.  



CONTEÚDOS:

- Animais: classificação, características;
- Músicas e poemas de Vinícius de Moraes de sua obra “Arca de Noé”.
ATIVIDADES:
- Artes: A cachorrinha: dobradura
     O gato: desenho com colagem de algodão e lã
      Leão: Desenho com colagens das partes do animal
      Pato: Desenho com indício e guache
      A corujinha: sucata e desenho com indício
      Pingüim: desenho com anilina
      Borboletas: desenho com giz molhado
      Abelhas: desenho com cola colorida
      Formiga: desenho com dobradura e colagem de arroz
      Girassol: desenho com colagem de semente de girassol
      Casa: desenho com colagem de palito de sorvete e pintura a dedo
- Confecção de jogos: quebra-cabeça, memória.
- Lição de casa ou pesquisa: sobre animais de estimação ou que mais gostam, recorte e colagem de figuras de animais, pesquisar se os pais se lembram de alguma música do disco “Arca de Noé”, etc.
- Passeio: parque ecológico e/ou...

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita mediante acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos com as crianças.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

VAMOS LER O POEMA:

                               a ARCA DE NOÉ 

     A arca desconjuntada
Parece que vai ruir
Aos pulos a bicharada
Toda querendo sair

Afinal, e não sem custo
Em longa fila, aos casais
Uns com raiva, outros com susto
Vão saindo os animais

Conduzidos por Noé
Ei-los em terra benquista
     Que passam, passam até
     Onde a vista não avista...





Vinícius de Moraes



·         PINTE AS PALAVRAS QUE RIMAM:
·         QUANTAS ESTROFES TEM O POEMA? .....................
·         QUANTOS VERSOS TEM CADA ESTROFE? ......................
·         QUAM É O AUTOR DO POEMA?......................................................................








Nenhum comentário:

Postar um comentário