PROJETO ARCA DE NOÉ
Poemas e músicas: A ARCA DE VINÍCIUS DE MORAES
Justificativa:
Esse projeto pretende possibilitar às crianças situações ricas de encontros com poemas
A poesia é um gênero especialmente adequado para desenvolver a criatividade infantil por seu caráter breve e pela beleza de determinadas associações verbais que as crianças elaboram com facilidade. Na linguagem poética, encontramos muitas metáforas e simbolismo; nela é possível construir recursos lingüísticos que não são próprios da linguagem oral nem de outras. Além do que, a escuta e a apreciação de poemas entre os pequenos permite que eles se aproximem de uma linguagem literária de qualidade, já que repleta de significado.
OBJETIVOS
O projeto Arca de Noé terá por objetivos:
- Desenvolver a oralidade através das músicas e poemas;
- Desenvolver o hábito pela leitura;
- Relatar experiências diárias adotando vocabulário pertinente à faixa etária;
- Ampliar vocabulário;
- Utilizar-se do corpo para expressar diferentes formas de linguagens;
- Contar fatos ou histórias que tenham começo, meio e fim;
- Realizar colagens simples;
- Identificar e nomear posições espaciais;
- Confeccionar dobraduras;
- Reconhecer a importância dos animais e seu papel na natureza;
- Conhecer os elementos da natureza;
- Expressar-se por meio de desenhos e outras atividades artísticas;
- Compreender a música e poesia como forma de linguagem, percebendo a utilização das
rimas como importante recurso para a oralidade (conscientização fonológica).
METODOLOGIA E PROPOSTAS DE TRABALHO:
Através de uma história explicaremos para as crianças o que foi a arca de Noé, sem entrarmos na questão religiosa, e mostraremos o livro com os poemas e o Cd, contendo as músicas sobre os animais. Também é necessário falarmos sobre o autor Vinícius de Moraes.
Serão escolhidos os poemas e músicas que tratam dos animais que as
crianças possuem ou que mais estimam, e outros que contemplem a diversidade da classificação dos animais ( mamíferos, insetos, aves e peixes).
Procuraremos explorar as características dos animais, suas funções e sua importância na natureza.
Apresentaremos um sarau, onde teremos os poemas e músicas escritas e declamadas e, em seguida, um trabalho artístico feito pela criança, onde ela expressará sua visão e entendimento do que foi trabalhado. Também serão feitos cartazes, sucatas, etc.
Ao estudarmos os animais procuraremos montar histórias, escrever textos em cartazes e explorar as músicas.
CONTEÚDOS:
- Animais: classificação, características;
- Músicas e poemas de Vinícius de Moraes de sua obra “Arca de Noé”.
ATIVIDADES:
- Artes: A cachorrinha: dobradura
O gato: desenho com colagem de algodão e lã
Leão: Desenho com colagens das partes do animal
Pato: Desenho com indício e guache
A corujinha: sucata e desenho com indício
Pingüim: desenho com anilina
Borboletas: desenho com giz molhado
Abelhas: desenho com cola colorida
Formiga: desenho com dobradura e colagem de arroz
Girassol: desenho com colagem de semente de girassol
Casa: desenho com colagem de palito de sorvete e pintura a dedo
- Confecção de jogos: quebra-cabeça, memória.
- Lição de casa ou pesquisa: sobre animais de estimação ou que mais gostam, recorte e colagem de figuras de animais, pesquisar se os pais se lembram de alguma música do disco “Arca de Noé”, etc.
- Passeio: parque ecológico e/ou...
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita mediante acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos com as crianças.
VAMOS LER O POEMA:
a ARCA DE NOÉ
A arca desconjuntada
Parece que vai ruir
Aos pulos a bicharada
Toda querendo sair
Afinal, e não sem custo
Em longa fila, aos casais
Uns com raiva, outros com susto
Vão saindo os animais
Conduzidos por Noé
Ei-los em terra benquista
Que passam, passam até
Onde a vista não avista...
Parece que vai ruir
Aos pulos a bicharada
Toda querendo sair
Afinal, e não sem custo
Em longa fila, aos casais
Uns com raiva, outros com susto
Vão saindo os animais
Conduzidos por Noé
Ei-los em terra benquista
Que passam, passam até
Onde a vista não avista...
· PINTE AS PALAVRAS QUE RIMAM:
· QUANTAS ESTROFES TEM O POEMA? .....................
· QUANTOS VERSOS TEM CADA ESTROFE? ......................
· QUAM É O AUTOR DO POEMA?......................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário