2ª Avaliação Descritiva
SÓCIO AFETIVO
Ao contemplar o processo educativo vivido pelo aluno, pude observar que ................ manteve um bom relacionamento com a professora e os colegas.
Participa demonstrando interesse nos trabalhos individuais e coletivos.
O aluno colabora nas regras de convívio social auxiliando os colegas quando necessário;
Demonstra compreender a importância do respeito e solidariedade do grupo;
Apresentou uma grande quantidades de faltas no bimestre.
Demonstra iniciativa, autocrítica e capacidade para iniciar e manter contatos, participando do grupo e conseguindo ajustar-se a situação de conflito;
È uma aluna independente, raramente pede auxilio para concluir suas atividades, sendo cuidadosa com seu material, muito caprichosa com seu caderno e material.
È uma aluna assídua e participativa.
................... continuou interagindo muito no grupo mostrando-se mais interessado e participativo nas realizações das atividades.
Possui consciência dos valores que estão presentes na sociedade, porem necessita de ajuda para desenvolver hábitos e atitudes.
Sua tarefa geralmente fica incompleta.
PORTUGUÊS
Expressa-se com clareza e constrói argumentação .adquiriu autonomia nas atividades de interpretação de textos, respondendo as perguntas com coerência .
Produz textos contendo poucos erros ortográficos e identifica a idéia principal de um texto informativo. Tenta ler sem soletrar.
Reconhece a função social da língua escrita .Reconhece grande parte das letras do alfabeto e para maioria já atribui valor sonoro ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não escreve de forma que se possa ler.
Realiza melhor sua atividade em grupo pois necessita de ajuda para realizar suas tarefas. Suas ilustrações são ricas em detalhes.
Consegue copiar do quadro e realizar suas atividades sem auxilio.Arrisca a escrita individual, mas ainda atribui valor de silabas a uma só letra.
Consegue recontar as historias e criar outro final.
Possui grande interesse pelo mundo que a cerca.
Discrimina sons em palavras, identificando sons iniciais e finais.
Aprendeu a contar historias conseguindo prever resultados e refazer o final da historia. Já realiza a leitura de textos com maior desenvoltura, percebendo a pronuncia das palavras, o ritmo e entonação.
Atribui sentido ao que escreve ,ainda que não utilize a escrita convencional.
Encontra-se no inicio da fase silábica. Na leitura individual prefere livros de aventuras.
Lê e escreve com letras legível sua grafia é quase ortográfica , reconhece todos os fonemas mas às vezes confunde-se ao escrever o que é normal neste processo .
Necessita de um tempo maior para copiar do quadro e realizar suas tarefas.
Reconhece o próprio erro quando questionado, conseguindo escrever sozinha com poucos erros ortográficos, produz textos com coerência
Observa e descreve situações, lê e escreve com letra legível,sua grafia é quase ortográfica e suas produções textuais apresentam maior clareza de idéias e criatividade.
Encontra-se na fase ortográfica, produz escrita alfabética compreensível mesmo contendo erros ortográficos.
Tem leitura fluente com compreensão.
Faz perfeitamente a relação fonema/grafema.Observa a escrita do adulto.
Produz textos com coerência, reconhecendo seus próprios erros quando questionada.
Em ralação a leitura e escrita, conseguiu avançar já compreendendo a função social de vários tipos de textos, tais como bilhetes,convites,receitas e historias, contudo sua produção demonstra ainda precisar aprimorar sua leitura e escrita.
Expõe suas idéias de forma clara e percebe as diferenças entre texto escrito e outras formas de registros.Já realiza a leitura de textos com maior desenvoltura, percebendo a pronuncia das palavras, o ritmo e a entonação.Suas produções textuais apresentam maior clareza de idéias e criatividade.
Ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não escreve de forma que se possa ler.
Ainda apresenta dificuldades para reconhecer, ler e escrever palavras necessitando de ajuda para construir.
A aluna nomeia todas as letras do alfabeto, contudo na escrita ainda não estabelece relação entre letra-fonema.
O aluno nomeia todas as letras do alfabeto, na escrita utiliza uma letra para cada silaba oral, atribuindo valor sonoro.
O aluno nomeia todas as letras do alfabeto,apresenta escrita alfabética,lê algumas frases ainda que envolva dígrafos e encontro consonantais.
A aluna nomeia todas as letras do alfabeto, na escrita utiliza uma ou mais letras para cada silaba oral, atribuindo valor sonoro.
Sua leitura e escrita evoluíram significativamente e já questiona aspectos ortográficos da língua.
Suas produções textuais ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita, apresentando duvidas quanto a ortografia e a ortografia e a troca de fonemas. Lê com dificuldades buscando decodificar as palavras e frases.
Lê palavras simples com bastante dificuldade, pois ainda confunde letras e ainda tem dificuldades em relação a grafemos e fonema.reconhece grande parte das letras do alfabeto e para maioria já atribui valor sonoro.
Ainda continua no processo da construção da escrita, porem já iniciou o processo,arrisca a escrita individual, mas ainda atribui valor de silaba a uma só letra, ao escrever um texto ainda aglutina palavras e não a escreve de forma que se possa ler.
Apresentou desenvolvimento significativo em relação ao período anterior. Sua leitura tornou-se mais fluente e clara, porem seus registros ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita.
Sua leitura tornou-se mais fluente e clara, porem seus registros ainda refletem suas dificuldades em expressar-se através da escrita.
Ainda apresenta dificuldade para reconhecer, ler e escrever palavras, necessitando de ajuda para construí-las.
MATEMÁTICA
Realiza cálculos de adição e subtração sem auxilio do professor solucionando problemas do cotidiano e busca resolve-los.
Realiza cálculos de adição , subtração e multiplicação , sem o auxilio do professor.
Classifica, seria e ordena objetos, compreende o sistema de numeração decimal e resolve situações problemas envolvendo adição e subtração simples.
Compreende os enunciados dos problemas e busca resolve-los.
Efetuou cálculos de adição e multiplicação com reservas de forma independente já aplicando o algoritmo para efetua-los. Compreende os enunciados dos problemas e busca resolve-los.
Em matemática avançou significativamente, efetuando cálculos de multiplicação com reservas e adições simples compreendendo conceitos de algoritmos , empregando na resolução de problemas. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomia.
Em matemática consegue realizar cálculos simples de adição e subtração.Conseguindo estabelecer relações e representando os numerais e suas quantidades.
Utiliza adequadamente os símbolos de linguagem matemática, sendo capaz de realizar adições e subtrações com reservas e recursos. Identificou varias formas geométricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomia
Em matemática, realizou cálculos de adição e subtração. Ordenou, seriou e comparou os números, empregando com adequação os símbolos matemáticos apresentados. Realizou a leitura de gráficos buscando informações com muita autonomia. Identificou varias formas geométricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano.
CIÊNCIAS
Reconhece diferentes partes de um vegetal e seu ciclo de vida.
Realizou pesquisas onde nomeou e classificou os vegetais. Aprendeu que existem ervas medicinais que auxiliam no tratamento de doenças e que beneficiam o homem.
Percebeu como as plantas podem beneficiar na saúde dos seres humanos, através de chá.
Aprendeu que existem ervas medicinais que auxiliam no tratamento de doenças e que beneficiam o homem
SOCIAIS
Reconhece diferentes elementos que fazem parte da cultura popular.
Identifica o bairro como parte de um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário